Um problema bem comum entre as crianças é o chamado “sorriso preso”, ocasionado pelo freio labial, que além de impedir que o sorriso apareça em sua totalidade, pode trazer outros comprometimentos funcionais e estéticos como os diastemas (abertura entre os dentes). Por isso, é recomendável que a correção seja feita ainda bem jovem.

A função do freio labial superior é limitar os movimentos, dar estabilidade e impedir a exposição em excesso da gengiva. Contudo, se essa membrana estiver comprometida será necessário a correção ou extirpação total, feita por meio de cirurgia. Hoje, esse procedimento pode ser resolvido sem o uso do bisturi, sem sangramento e em 20 minutos com o uso do laser de altíssima potência.

Mas nem sempre foi assim, como afirma Gil Puglisi, do consultório Gil Puglisi. “Hoje com o laser de alta potência é possível fazer esse procedimento sem sangramento, sem dor ou edema (inchaço). E o melhor é que a recuperação total se dá um dia após a intervenção. Mas vale ressaltar que não estamos falando do laser comum, de baixa potência, e sim, do de altíssima potência EB/ND”, explica o dentista, precursor do laser no Brasil e referência no uso desse equipamento. Ele complementa que a medida em que a luz emitida pelo laser passa cortando, já realiza a cauterização, eliminando sangramento, eliminando qualquer foco de infecção e pontos de sutura.

WhatsApp chat